Buscar

3 dias em Guadalajara, Zapopan e Tequila

Atualizado: Mai 13

Passeios, atrações turísticas e dicas sobre o que fazer em Jalisco no México.


Em Guadalajara, capital do Estado de Jalisco, visitamos o Centro Cultural Hospício Cabañas - Patrimônio Mundial da UNESCO, que foi um dos maiores e mais antigos hospitais da America Hispânica.

O Hospício foi erguido no início do século 19 por ordem do então bispo de Guadalajara, Juan Ruiz de Cabañas, como uma Casa de Misericórdia, para prestar assistência e abrigo a órfãos, idosos, deficientes e doentes crônicos. Com 23,5 mil metros quadrados de área, 163 metros de comprimento e 145 metros de largura a estrutura conta também com mais de 53 obras de arte ressaltando a sociedade mexicana, o destaque está na pintura "Homem de Fogo" obra de José Clemente Orozco pintada em um teto curvado com mais de 30 metros de pavimento. Além da arquitetura ser belíssima, o estado de conservação do local realmente impressiona, mas uma vez o México surpreende pela valorização e cuidado com sua história.


Bastante peculiar é o município de Tlaquepaque, bem ao lado de Guadalajara, era uma vila de ceramistas e hoje é uma pequena cidade que ostenta um belo reduto de artesanato reconhecido como o mais importante do México.

São praticamente três ou quatro ruas, em um lugar muito charmoso e bem cuidado. As casas são pintadas em cores vivas, os restaurantes decorados com produtos feitos pelos próprios artesãos e os mariachis dão o tom.


O artesanato mexicano é muito rico e marcante por sua padronagem e seu colorido, a foto ao lado são das tradicionais bonecas de pano (muñecas de trapo), com rostos sorridentes, vestido coloridos e cabelo trançado com fitas, facilmente encontradas a venda em pontos turísticos, inclusive por ambulantes na praia. Minha mãe quase trouxe uma mala cheia delas de tão lindas e pitorescas que achou!




TEQUILA

Localizada há 60 quilômetros de Guadalajara, cercada por plantações de agave azul. É uma das paisagens culturais mais importantes do México, a cidade é a maior produtora e exportadora da bebida no país, em 2006, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade da UNESCO, não apenas pela importância da paisagem natural, mas também pela tradição cultural que mantém por vários séculos e a partir da qual surgiu um dos principais ícones que identificam esse país: a tequila.


Templo de Santiago Apóstolo é todo construído em pedras no século XVII

Pinha do agave antes do processo de produção na destilaria José Cuervo


Monumento para homenagear as pessoas que propiciaram que a Tequila fosse elevada à categoria de cidade em reconhecimento à conduta patriótica de seus cidadãos nos eventos de 24 de janeiro de 1873.



HOSPEDAGEM


No início da viagem ficamos em Zapopan, um município que fica na região metropolitana de Guadalajara, em um hotel chamado La Mansion del Sol, bem pitoresco e aconchegante com arquitetura clássica espanhola e culinária típica mexicana, diga-se de passagem, com direito a pimenta no café da manhã kkkk.

O bairro é bem tranquilo, seguro e muito limpo, em apenas uma caminhada descobrimos nas proximidades uma réplica da piramide del sol, um shopping ao céu aberto, e um centro comercial no qual contava com vários restaurantes típicos e um Walmart, para minha alegria consumista.

No trânsito os motoristas são bastante calmos, é bem diferente do Brasil, os carros param para o pedestre atravessar a rua mesmo que não esteja na faixa de pedestres, não se ouve buzinas e nem xingamento, são bastante educados como já citei anteriormente.



14 visualizações
RECEBA NOVIDADES POR EMAIL!
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now