top of page
Buscar

Tudo que você precisa saber sobre Liverpool!

Atualizado: 14 de abr. de 2021


Liverpool famosa por ser a terra dos Beatles e por um dos clássicos de futebol mais antigos do mundo: Everton F.C. x Liverpool F.C., é uma cidade portuária com mais de 800 anos de história, arquitetura impressionante, muitas atrações e curiosidades. Localizada no noroeste da Inglaterra, no condado de Merseyside, onde o rio Mersey se encontra com o Mar da Irlanda, tem aproximadamente 550 mil habitantes, sendo assim a quinta maior cidade da Inglaterra.



PIER HEAD


Pier Head é a região na margem do rio Mersey, faz parte do patrimônio mundial da UNESCO e tem muitas atrações e pontos de referência famosos para visitar em Liverpool, como as Três Graças, as estatuas dos Beatles, o edifício do Mersey Ferries, o Memorial do Titanic e o Museu de Liverpool.




AS TRÊS GRAÇAS


No século XIX Liverpool era uma das cidades mais ricas do mundo, pois tinha o maior e mais avançado porto, com conexões comerciais com todo o globo. As Três Graças são 3 edifícios majestosos concebidos e construídos como símbolos do prestígio internacional de Liverpool no início do século XX, emblemas do orgulho de suas proezas comerciais, são o Royal Liver Building, Cunard Building e Port of Liverpool Building.


Supõe-se que a denominação dada aos edifícios se deve as "Três Graças" da mitologia grega, que eram as deusas do charme, beleza e criatividade.


O Royal Liver foi construído entre 1908 e 1911, foi a primeira grande construção na Grã-Bretanha, e o edifício mais alto da Europa. O edifício possui duas torres com relógios e no topo de cada torre a escultura de um pássaro chamado " liver". Liver é um pássaro lendário, simbolo da cidade, parecido com o cormorão (ave marinha), que teria sido visto séculos atrás voando sobre o rio Mersey, em cuja foz Liverpool foi fundada. Atualmente é um prédio de escritórios e no primeiro andar há um espaço para eventos.


O Cunard Building foi construído entre 1914 e 1917, com um estilo influenciado pelo Renascimento italiano e grego. Desde que o prédio foi inaugurado, e até o final dos anos 60, era a sede da famosa e ainda forte Cunard Cruise Line, atualmente o prédio abriga várias organizações públicas e privadas. A British Music Experience, localizada no térreo do Cunard, é uma exposição permanente dedicada a alguns dos melhores artistas da música britânica que já andaram pelo mundo, de 1940 até os dias atuais.


O Port of Liverpool Building, edifício do Porto de Liverpool, foi construído entre 1904 e 1907, era a sede dos escritórios do Porto de Liverpool até 1994. Hoje em dia é ocupado por escritórios. A cúpula central é o ponto focal do edifício, apesar de não fazer parte do design original, foi inspirada por um design não utilizado da Catedral Anglicana de Liverpool. É conhecido por suas características arquitetônicas ornamentadas e características decorativas que refletem as ligações marítimas de Liverpool e sua importância na manutenção do Império Britânico.





THE BEATLES STATUE

As estátuas de bronze dos Beatles criadas pelo escultor Andy Edwards e inauguradas em 2015, foram doadas à cidade pela organização Cavern Club e, sem dúvida, um local de visita obrigatória para fãs de todo o mundo. As estátuas dos Beatles são enormes, possuem 2 metros de altura. Passeio imperdível para quem vai fazer um tour em Liverpool!



MUSEU DE LIVERPOOL

O Museu de Liverpool tem em sua mostra um apanhado geral da cidade, da sua geografia, história e cultura. É possível verificar como o porto, o povo, a história e o esporte moldaram a cidade. O museu foi inaugurado em 19 de julho de 2011, em um edifício de referência, construído na famosa orla de Liverpool. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 10h às 17h.



MEMORIAL DO TITANIC


O Memoria é um obelisco de 14,6 m de altura e foi inaugurado em 1916, em homenagem aos heróis que trabalharam na casa de máquinas do Titanic, o famoso transatlântico registrado em Liverpool (embora tenha zarpado de Southampton).


O Titanic foi registrado em Liverpool e, portanto, carregava o nome da cidade em sua popa. Embora nunca tenha visitado Liverpool tinha fortes ligações com o porto de origem. A empresa administradora do Titanic, a White Star Line, tinha sua sede em James Street, Liverpool. Pelo menos noventa membros da tripulação do Titanic naquela trágica viagem (cerca de 1 em cada 10) eram de Merseyside ou tinham laços estreitos com a área.A maioria de seus principais oficiais e tripulantes havia navegado originalmente de Liverpool para a White Star, e muitos ainda moravam lá em 1912.



THE ROYAL ALBERT DOCK


Um dos principais pontos turísticos de Liverpool, classificado como patrimônio mundial pela UNESCO, é um complexo de edifícios que hoje abriga lojas, restaurantes, galeria de arte e museus. Foi inaugurado em 1846 e foi a primeira estrutura na Grã-Bretanha a ser construída em ferro fundido, tijolo e pedra, sem madeira estrutural. As docas de Liverpool dominaram o comércio global no século XIX, com seus armazéns a prova de fogo, porém bastante danificado na segunda Guerra Mundial em 1941 e com problemas financeiros começou o seu declínio e em 1972, o cais foi fechado, após quase dez anos de abandono os edifícios começaram a ser revitalizados e o complexo foi aberto em 1984.


Atualmente o complexo abriga dezenas de restaurante, cafés, lojas, a galeria de arte moderna Tate Liverpool, o Museu Marítimo de Merseyside e o Museu Internacional da Escravidão que é o único museu do mundo dedicado à história do comércio transatlântico de escravos e, ainda, o The Beatles History, imperdível para os fãs da banda, este museu possui a maior exposição permanente do mundo dedicada exclusivamente à vida e à obra dos Beatles, cobrindo todas as suas fases, inclusive da carreira individual, com fotos, vídeos e áudios, em várias salas interativas, lojas e café, o ingresso custa £18,00 e pode ser comprado com antecedência no site oficial.


*A entrada do Museu Marítimo, do Museu Internacional da Escravidão e do Tate são gratuitas, horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 10h às 17h.










OPEN EYE GALLERY


É uma galeria de fotografias independente e sem fins lucrativos, sediada em Liverpool. Um dos principais espaços de fotografia do Reino Unido, a Open Eye Gallery é a única galeria dedicada à fotografia e à mídia relacionada no noroeste da Inglaterra. Está localizada no coração da Waterfront ao lado do Museu de Liverpool e a poucos passos de Tate Liverpool e Albert Dock. Além de apresentar um programa de exposições internacionais de alta qualidade, abriga um arquivo permanente contendo fotografias que datam da década de 1930 até os dias atuais. Aberta de terça a domingo, das 10:30 às 17:30 e a entrada é gratuita.



MUSEU DO MUNDO


O Museu do Mundo tem uma linda fachada, inspirada dos templos gregos, é o mais antigo dos museus e galerias operados pelos Museus Nacionais de Liverpool. Foi inaugurado em 8 de março de 1853 no distrito de Ropeworks, e mudou-se para o local atual na William Brown Street em 1860. Ele se expandiu para se tornar um dos grandes museus das regiões britânicas, com coleções e exposições de ciências da vida, ciências da terra e culturas humanas em todo o mundo. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 10h às 17h.



CATEDRAL ANGLICANA DE LIVERPOOL


A maior catedral da Grã-Bretanha, a quinta maior da Europa, foi projetado por Sir Giles Gilbert Scott (criador da cabine telefônica vermelha) é realmente impressionante, não só pela grandiosidade, mas pela riqueza de detalhes. A entrada é gratuita, mas há um tour pago pela torre no qual se tem uma bela vista da cidade a 152 m (500 pés) acima do nível do mar, ou ainda, de abril a outubro você assistir um belo por do sol sobre o rio Mersey, o tour inclui também uma visita a câmara dos sinos e a coleção de bordados eclesiasticos. A Catedral fica aberta diariamente das 08h as 18h, o tour custa £ 6,00 o ingresso pode ser comprado antecipadamente neste link e funciona de segunda a sexta das 10h as 17h, aos sábados das 09h as 17h e domingo das 12h até as 16h. A Catedral possui ainda uma loja, um restaurante e um café.





BOLD STREET


Uma das áreas mais movimentadas da cidade, a Bold Street é uma rua comercial repleta de cafés, bares, restaurantes de comidas típicas de todo o mundo, inclusive brasileira, lojas que vendem de tudo, peças vintage, livros de segunda mão, vinil e artigos de decoração peculiares de designers locais.Você pode visitar todos os cantos do mundo em apenas uma rua, é uma verdadeira jornada multicultural!