Buscar

Tudo que você precisa saber sobre Liverpool!

Atualizado: Mai 5


Liverpool famosa por ser a terra dos Beatles e por um dos clássicos de futebol mais antigos do mundo: Everton F.C. x Liverpool F.C., é uma cidade portuária com mais de 800 anos de história, arquitetura impressionante, muitas atrações e curiosidades. Localizada no noroeste da Inglaterra, no condado de Merseyside, onde o rio Mersey se encontra com o Mar da Irlanda, tem aproximadamente 550 mil habitantes, sendo assim a quinta maior cidade da Inglaterra.



PIER HEAD


Pier Head é a região na margem do rio Mersey, faz parte do patrimônio mundial da UNESCO e tem muitas atrações e pontos de referência famosos para visitar em Liverpool, como as Três Graças, as estatuas dos Beatles, o edifício do Mersey Ferries, o Memorial do Titanic e o Museu de Liverpool.




AS TRÊS GRAÇAS


No século XIX Liverpool era uma das cidades mais ricas do mundo, pois tinha o maior e mais avançado porto, com conexões comerciais com todo o globo. As Três Graças são 3 edifícios majestosos concebidos e construídos como símbolos do prestígio internacional de Liverpool no início do século XX, emblemas do orgulho de suas proezas comerciais, são o Royal Liver Building, Cunard Building e Port of Liverpool Building.


Supõe-se que a denominação dada aos edifícios se deve as "Três Graças" da mitologia grega, que eram as deusas do charme, beleza e criatividade.


O Royal Liver foi construído entre 1908 e 1911, foi a primeira grande construção na Grã-Bretanha, e o edifício mais alto da Europa. O edifício possui duas torres com relógios e no topo de cada torre a escultura de um pássaro chamado " liver". Liver é um pássaro lendário, simbolo da cidade, parecido com o cormorão (ave marinha), que teria sido visto séculos atrás voando sobre o rio Mersey, em cuja foz Liverpool foi fundada. Atualmente é um prédio de escritórios e no primeiro andar há um espaço para eventos.


O Cunard Building foi construído entre 1914 e 1917, com um estilo influenciado pelo Renascimento italiano e grego. Desde que o prédio foi inaugurado, e até o final dos anos 60, era a sede da famosa e ainda forte Cunard Cruise Line, atualmente o prédio abriga várias organizações públicas e privadas. A British Music Experience, localizada no térreo do Cunard, é uma exposição permanente dedicada a alguns dos melhores artistas da música britânica que já andaram pelo mundo, de 1940 até os dias atuais.


O Port of Liverpool Building, edifício do Porto de Liverpool, foi construído entre 1904 e 1907, era a sede dos escritórios do Porto de Liverpool até 1994. Hoje em dia é ocupado por escritórios. A cúpula central é o ponto focal do edifício, apesar de não fazer parte do design original, foi inspirada por um design não utilizado da Catedral Anglicana de Liverpool. É conhecido por suas características arquitetônicas ornamentadas e características decorativas que refletem as ligações marítimas de Liverpool e sua importância na manutenção do Império Britânico.





THE BEATLES STATUE

As estátuas de bronze dos Beatles criadas pelo escultor Andy Edwards e inauguradas em 2015, foram doadas à cidade pela organização Cavern Club e, sem dúvida, um local de visita obrigatória para fãs de todo o mundo. As estátuas dos Beatles são enormes, possuem 2 metros de altura. Passeio imperdível para quem vai fazer um tour em Liverpool!



MUSEU DE LIVERPOOL

O Museu de Liverpool tem em sua mostra um apanhado geral da cidade, da sua geografia, história e cultura. É possível verificar como o porto, o povo, a história e o esporte moldaram a cidade. O museu foi inaugurado em 19 de julho de 2011, em um edifício de referência, construído na famosa orla de Liverpool. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 10h às 17h.



MEMORIAL DO TITANIC


O Memoria é um obelisco de 14,6 m de altura e foi inaugurado em 1916, em homenagem aos heróis que trabalharam na casa de máquinas do Titanic, o famoso transatlântico registrado em Liverpool (embora tenha zarpado de Southampton).


O Titanic foi registrado em Liverpool e, portanto, carregava o nome da cidade em sua popa. Embora nunca tenha visitado Liverpool tinha fortes ligações com o porto de origem. A empresa administradora do Titanic, a White Star Line, tinha sua sede em James Street, Liverpool. Pelo menos noventa membros da tripulação do Titanic naquela trágica viagem (cerca de 1 em cada 10) eram de Merseyside ou tinham laços estreitos com a área.A maioria de seus principais oficiais e tripulantes havia navegado originalmente de Liverpool para a White Star, e muitos ainda moravam lá em 1912.



THE ROYAL ALBERT DOCK


Um dos principais pontos turísticos de Liverpool, classificado como patrimônio mundial pela UNESCO, é um complexo de edifícios que hoje abriga lojas, restaurantes, galeria de arte e museus. Foi inaugurado em 1846 e foi a primeira estrutura na Grã-Bretanha a ser construída em ferro fundido, tijolo e pedra, sem madeira estrutural. As docas de Liverpool dominaram o comércio global no século XIX, com seus armazéns a prova de fogo, porém bastante danificado na segunda Guerra Mundial em 1941 e com problemas financeiros começou o seu declínio e em 1972, o cais foi fechado, após quase dez anos de abandono os edifícios começaram a ser revitalizados e o complexo foi aberto em 1984.


Atualmente o complexo abriga dezenas de restaurante, cafés, lojas, a galeria de arte moderna Tate Liverpool, o Museu Marítimo de Merseyside e o Museu Internacional da Escravidão que é o único museu do mundo dedicado à história do comércio transatlântico de escravos e, ainda, o The Beatles History, imperdível para os fãs da banda, este museu possui a maior exposição permanente do mundo dedicada exclusivamente à vida e à obra dos Beatles, cobrindo todas as suas fases, inclusive da carreira individual, com fotos, vídeos e áudios, em várias salas interativas, lojas e café, o ingresso custa £18,00 e pode ser comprado com antecedência no site oficial.


*A entrada do Museu Marítimo, do Museu Internacional da Escravidão e do Tate são gratuitas, horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 10h às 17h.










OPEN EYE GALLERY


É uma galeria de fotografias independente e sem fins lucrativos, sediada em Liverpool. Um dos principais espaços de fotografia do Reino Unido, a Open Eye Gallery é a única galeria dedicada à fotografia e à mídia relacionada no noroeste da Inglaterra. Está localizada no coração da Waterfront ao lado do Museu de Liverpool e a poucos passos de Tate Liverpool e Albert Dock. Além de apresentar um programa de exposições internacionais de alta qualidade, abriga um arquivo permanente contendo fotografias que datam da década de 1930 até os dias atuais. Aberta de terça a domingo, das 10:30 às 17:30 e a entrada é gratuita.



MUSEU DO MUNDO


O Museu do Mundo tem uma linda fachada, inspirada dos templos gregos, é o mais antigo dos museus e galerias operados pelos Museus Nacionais de Liverpool. Foi inaugurado em 8 de março de 1853 no distrito de Ropeworks, e mudou-se para o local atual na William Brown Street em 1860. Ele se expandiu para se tornar um dos grandes museus das regiões britânicas, com coleções e exposições de ciências da vida, ciências da terra e culturas humanas em todo o mundo. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 10h às 17h.



CATEDRAL ANGLICANA DE LIVERPOOL


A maior catedral da Grã-Bretanha, a quinta maior da Europa, foi projetado por Sir Giles Gilbert Scott (criador da cabine telefônica vermelha) é realmente impressionante, não só pela grandiosidade, mas pela riqueza de detalhes. A entrada é gratuita, mas há um tour pago pela torre no qual se tem uma bela vista da cidade a 152 m (500 pés) acima do nível do mar, ou ainda, de abril a outubro você assistir um belo por do sol sobre o rio Mersey, o tour inclui também uma visita a câmara dos sinos e a coleção de bordados eclesiasticos. A Catedral fica aberta diariamente das 08h as 18h, o tour custa £ 6,00 o ingresso pode ser comprado antecipadamente neste link e funciona de segunda a sexta das 10h as 17h, aos sábados das 09h as 17h e domingo das 12h até as 16h. A Catedral possui ainda uma loja, um restaurante e um café.





BOLD STREET


Uma das áreas mais movimentadas da cidade, a Bold Street é uma rua comercial repleta de cafés, bares, restaurantes de comidas típicas de todo o mundo, inclusive brasileira, lojas que vendem de tudo, peças vintage, livros de segunda mão, vinil e artigos de decoração peculiares de designers locais.Você pode visitar todos os cantos do mundo em apenas uma rua, é uma verdadeira jornada multicultural!



IGREJA DE SÃO LUCAS - IGREJA BOMBARDEADA


A Igreja de São Lucas, no topo da Bold Street é conhecida como a Igreja Bombardeada, foi construída no inicio dos anos 1800, é um dos maiores exemplares da arquitetura gótica do Reino Unido, a igreja foi atingida por um dispositivo incendiário lançado pelos alemães durante sua campanha de bombardeio de maio de 1941 e permaneceu em chamas por três dias inteiros, o telhado da igreja foi completamente destruído. Suas ruínas atualmente são um memorial as pessoas mortas em Merseyside durante a Guerra e também serve como local de música e teatro popular, galeria de arte e cinema ao ar livre. Na lateral da igreja há o "Memorial Garden", um jardim com papoulas selvagens e a estátua criada por Andy Edwards representando o momento em que soldados britânicos e alemães fizeram uma trégua temporária durante a primeira guerra mundial.




CHINATOWN


A Chinatown de Liverpool é a primeira chinatown estabelecida na Europa, a formação da comunidade se deu no final de 1860, com a vinda de marinheiros chineses que trabalhavam nas grandes companhias de navegação que importavam principalmente seda, algodão e chá de Xangai e Hong Kong. A cidade possui muitos restaurantes, lojas e supermercados chineses. Os imigrantes chineses em todo o mundo sempre viveram em comunidades muito unidas, e a população chinesa de Liverpool não é exceção, isso permite que a comunidade seja auto-suficiente, mantendo os valores tradicionais e sua identidade cultural.

A entrada da Chinatown de Liverpool é marcada por um arco chinês tradicional lindamente trabalhado. A estrutura foi importada peça por peça de Xangai e depois reconstruída por artesãos chineses. Existem 200 dragões na estrutura de madeira e mármore, com uma mistura de ouro, vermelho, verde e amarelo. O arco tem 15 m de altura, o que o torna o maior arco chinês fora da China.






CAVERN CLUB


O Cavern Club fica na Mathew Street, em uma região no centro de Liverpool chamada de "The Cavern Quarter". Conhecido mundialmente por ter sido o local onde os Beatles começaram sua carreira, o club abriu suas portas em janeiro de 1957, em 09 de fevereiro de 1961 houve a primeira apresentação dos Beatles que contou com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best na bateria, em 19 de agosto de 1962 Ringo Starr tocou como baterista dos Beatles pela primeira vez, em 03 de agosto de 1963 foi a última de 292 apresentações dos Beatles no Cavern Club.

Em maio de 1973 o Cavern Club fechou para que a British Rail construísse no local um poço de ventilação para o novo circuito ferroviário subterrâneo da cidade que nunca foi construído. O Cavern Club foi reconstruído a 15 metros do local original.



WALL OF FAME - MURO DA FAMA E JOHN LENNON STATUE


Em frente ao Cavern Club há o Cavern Pub, e é na parede externa do Pub que está a estátua de John Lennon e o Muro da Fama, a parede que homenageia músicos que tocaram no Cavern Club original entre os anos de 1957 até 1973, além dos nomes dos Fab 4 (como são chamados os Beatles em Liverpool), também estão nomes de artistas como Mick Jagger, Keith Richards, Freddie Mercuri, Chucki Berry, Eric Clapton, , além de nomes de bandas contemporâneas como Oasis e dos músicos brasileiros Ivan Lins e Andreas Kisser (Sepultura).



LIVERPOOL ONE


Uma centro comercial com mais de 170 lojas, restaurantes, bares, cinemas, campo de golfe e um parque, no centro da cidade, próximo à histórica orla marítima. Construído em torno das ruas o complexo ao ar livre é uma visita obrigatória, até porque o lugar é tão grande e localizado em uma região tão central que será impossível você não passar por ele.






CROSBY BEACH - ANOTHER PLACE


A praia de Crosby faz parte da costa de Merseyside, ao norte de Liverpool, no bairro metropolitano de Sefton, Inglaterra, estendendo-se a cerca de 4 km do noroeste da Seaforth Dock no porto de Liverpool, através de Waterloo, onde separa o mar da marina.

Another place é o nome das 100 esculturas de ferro fundido de Antony Gormley espalhadas pela orla, inclusive algumas dentro da aguá, são peças intrigantes, são feitas de moldes do próprio corpo do artista em pé na praia, todos olhando para o mar, olhando para o horizonte em silenciosa expectativa.


Segundo Antony Gormley, Another Place aproveita o fluxo e refluxo da maré para explorar o relacionamento do homem com a natureza. Ele explica: “A beira-mar é um bom lugar para fazer isso. Aqui o tempo é testado pela maré, a arquitetura pelos elementos e a prevalência do céu parecem questionar a substância da Terra. Neste trabalho, a vida humana é testada contra o tempo planetário. Esta escultura expõe à luz e ao tempo a nudez de um corpo particular e peculiar. Não é um herói, não é um ideal, apenas o corpo industrialmente reproduzido de um homem de meia idade que tenta permanecer em pé e respirar, encarando um horizonte ocupado por navios movendo materiais e fabricando coisas ao redor do planeta“.


A praia de Crosby não é uma praia para banho, pois existem áreas de areia e lama macias e risco de mudança das marés. Os visitantes devem permanecer a 50 metros do passeio em todas as marés e não tentar caminhar até as figuras mais distantes.



Apesar das atrações estarem próximas não conseguimos visitar tudo, mesmo assim deixei mais alguns pontos marcado no mapa para quem tiver mais tempo por lá. A casa onde John Lennon e Paul MacCartney passaram a infância (você pode comprar os ingressos do tour neste link da página oficial da National Trust), Strawberry Field, local onde funcionava um orfanato do Exercito da Salvação, no qual John Lennon brincava no jardim quando criança e mais tarde o inspirou a compor Strawberry Fields Forever (ingressos podem ser adquiridos aqui no link oficial). A estátua de Eleanor Rigby, dedicada a todas as pessoas solitárias. A famosa rua Penny Lane, o Sefton Park o mais conhecido e amado pelos habitantes locais, o estádio de futebol Anfield casa do Liverpool FC, Bluecoat o prédio histórico que abriga o centro de arte contemporânea mais antigo do Reino Unido e o edifício do século XVIII onde funciona a prefeitura (Town Hall).



Normalmente faço roteiros, mas em Liverpool tudo é tão pertinho que só marquei os pontos no mapa.






63 visualizações
RECEBA NOVIDADES POR EMAIL!
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now