Buscar

Quanto tempo é permitido ficar na Europa como Turista? O que é Tratado de Schengen?

Atualizado: Mai 5

É obrigatório Comprar Seguro? Cartões de crédito oferecem seguro? Quanto tempo posso permanecer na Europa como turista? 


Finalmente estou conseguindo tempo para escrever aqui, e agora vou falar sobre o Seguro Viagem que é obrigatório dentro do Tratado de Schengen na Europa.



O Tratado de Schengen é um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes, como turista o brasileiro pode permanecer até 90 dias em um período de 180 dias nos países que fazem parte do tratado.

A Europa é constituída por 51 países, incluindo Rússia, Cazaquistão, Azerbaijão, Geórgia e Turquia que são países transcontinentais, ou seja, são parcialmente localizados na Europa e na Ásia.


Atualmente, o Espaço Schengen abrange 26 países europeus (22 dos quais são Estados‐Membros da União Europeia): Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Grécia, Espanha, França, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Malta, Holanda, Áustria, Polônia, Portugal, Eslovénia, Eslováquia, Finlândia e Suécia, assim como Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

Bulgária, Croácia, Chipre, Irlanda e Romênia são os Estados Membros da União Europeia que não fazem parte do tratado. Na maioria dos países europeus que não fazem parte do tratado também é permitido que o turista permaneça por até 90 dias (consulte a página do Itamaraty), em um período de 180 dias, no Reino Unido o prazo é de 6 meses durante o período de um ano. Desta forma alternando entre países que fazem parte do tratado e os que não fazem parte você pode viajar pela Europa por um ano sem problemas, pois da data da entrada no espaço Schengen mais os 90 dias que passará no “não Schengen” terá transcorrido os 180 dias e a contagem reinicia.


Por exemplo:

• 90 dias Schengen

• 90 dias não Schengen

• 90 dias Schengen

• 90 dias não Schengen


O seguro viagem obrigatório é de cobertura minima de 30 mil euros.

Várias bandeiras de cartões de crédito, como Mastercard e Visa, dão o direito a seguro viagem para Europa e seguro na locação de carro, a partir do momento que você compra suas passagens com ele, a maioria desses seguros viagem são válidos por um ano, o ideal é que você sempre compre as passagens de avião e trem na viagem com este cartão que oferece o seguro viagem. O nosso cartão forneceu o seguro viagem e a Carta Schengen que é o seguro obrigatório que citamos. 


Agora, uma vantagem que você não esperava é o Certificado de Direito à Assistência Médica, que para Portugal é chamado de PB-4 e o IB2 que é válido na Itália, estes certificados existem porque o Brasil tem um acordo com estes os países. Com esse certificado você terá o mesmo direito a saúde que um cidadão português ou italiano. A diferença é que a saúde em Portugal não é gratuita, porém é muito acessível, com valores muito mais baixos do que uma consulta comparada com a do Brasil, em algumas pesquisas chegamos a encontrar o valor de 7 euros para uma consulta em Portugal.

Ou seja, nada de gastar com seguro milionário...


Para fazer o seguro saúde PB-4 é super simples, é só ir no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde com os seguintes documentos: Rg, CPF, Passaporte e Comprovante de Residência.

O nosso fizemos em Florianópolis e foi incrivelmente rápido, ficou pronto em 15 minutos, e nos passaram a informação que pode ser feito alguns dias antes da viagem, não precisa fazer com muita antecedência.

Já o IB2 é necessário comprovante de contribuição do INSS.


Bom, finalizando esse assunto, nos sites das bandeiras dos cartões de crédito, é possível verificar as coberturas e seguros de viagem.

Se o seu cartão não oferece seguro viagem, já fica a dica: TROQUE!


O seguro viagem para UMA pessoa, duas semanas na Europa custa em média R$300,00 e a anuidade de um cartão de crédito BOM (que gera muitos pontos e vantagens) custa mais ou menos isso! Ainda que alguns retiram a anuidade se você usar com frequência e atingir um valor mensal (se você pagar boletos como ensinei aqui, você atinge o valor rapidinho.)






117 visualizações
RECEBA NOVIDADES POR EMAIL!
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now